
Sempre trilhando à busca de novos clientes, a percepção deixada pelo cliente é quase sempre a mesma, design custa caro.
Não busco a culpa e sim uma solução para que "sejamos" entendidos como parte integrante do processo produtivo e também criativo. Não somos artistas ou "micreiros", mas ainda muitos acham que uma das ferramentas que usamos, softwares, são capazes de fazer tudo sózinhas.
Não percebem que a principal ferramenta é o cérebro, que foi alimentado por muitos anos com informações e conhecimentos e que tem valor agregado (quando bem utilizado) tão válido quanto qualquer outra profissão.
Deixando por alguns momentos esta questão, pq a grande maioria ao olhar um produto bem desenhado (se é funcional se discute depois) acha que ele deve custar muito?
Pq o belo é caro? Ele é mesmo caro? Precisa ser caro?
8 comentários:
Massa! Gostei muito do pimeiro post!
"...as ainda muitos acham que uma das ferramentas que usamos, softwares, são capazes de fazer tudo sózinhas..."
Abs!!!
Design não é caro. Nunca foi. Caro é moda, melhor, modinha. É bonitinho? Dá para vender por quanto?
Exemplos de sucesso? Há muitos: as pirâmides do Egito. Puro design. A linha de produtos Active Kitchen By Noa da WMF. O fusca.
Destes exemplos, conhecem algum cliente arrependido com o preço?
Os clientes em potencial que continuam achando que é caro é porque não entenderam a abrangência do projeto. Ainda estão pensando apenas no objeto e não no seu potencial de venda.
Cabe a nós fazê-los entender. Fácil não é, mas não vamos desistir. É nossa missão.
Design não é caro, é só contratar alguns estagiários da área que eles dão conta do recado! ;))))
Durante muitos anos após a revolução industrial a primazia dentro da insdústria era PRODUZIR, em série, sem qualquer diferencial, para depois vender e lucrar.Foi assim que grandes impérios foram erguidos. Com o tempo percebeu-se que isso não era mais suficiente, era necessário, além de produzir muito, QUALIDADE de produto. Mas com o tempo qualidade já era algo comum, todos já produziam assim, chegou a vez de se preocupar não mais com a produção em larga escala, mas com os produtos diferenciados, a CUSTOMIZAÇÃO, para aqueles clientes específicos e mais exigentes. Mas enfim chegou-se a época que só diferenciar não era bastante, algo precisava ajudar as empresas a chegar ao seu fiel público, o MARKETING, que começou a estudar o perfil do consumidor e entendê-lo. Mas hoje amigos...hoje as empresas já têm tudo isso, qual será então o próximo passo para garantir os lucros? Sem dúvida ele já chegou, é o DESIGN. Não há mais como diferenciar produtos senão pelo design, pela sua ergonomia, funcionalidade, adaptação e beleza. Enfim, como dizer que Design é caro, se esse será o grande diferencial para dar lucro às empresas nos próximos anos?? Abç a todos
Wilton Argôlo
Aluno de Design de interiores
FACS
Isso mesmo, Anderson, esqueceram que a interface entre teclado e cadeira é tudo...
Úrsula,
Sim, estagiários são de grande ajuda... agradeço todos os dias...rs.
Wilton,
O design é tão simples que dói.
Mensurar o intangível (criação) é algo muito complicado para a maioria das pessoas. Investir em conhecimento, investir em educação e nas melhorias internas tanto da empresa quanto do empresário é um parto.
Há expemplos infindáveis do design como caso de sucesso e de salvar empresas.
Luiz
Segundo o babilon,design significa:
plano; desenho, esboço;propósito, objetivo
ou então: projetar, desenhar;
planejar, engajar-se em,
bolar.
Como pode alguém querer ser designer sem saber o básico que é o desenho à mão?
Antonio Timbó
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