terça-feira, 6 de maio de 2008

Quanto custa o Design


Sempre trilhando à busca de novos clientes, a percepção deixada pelo cliente é quase sempre a mesma, design custa caro.

Não busco a culpa e sim uma solução para que "sejamos" entendidos como parte integrante do processo produtivo e também criativo. Não somos artistas ou "micreiros", mas ainda muitos acham que uma das ferramentas que usamos, softwares, são capazes de fazer tudo sózinhas.

Não percebem que a principal ferramenta é o cérebro, que foi alimentado por muitos anos com informações e conhecimentos e que tem valor agregado (quando bem utilizado) tão válido quanto qualquer outra profissão.

Deixando por alguns momentos esta questão, pq a grande maioria ao olhar um produto bem desenhado (se é funcional se discute depois) acha que ele deve custar muito?

Pq o belo é caro? Ele é mesmo caro? Precisa ser caro?

8 comentários:

Anderson Tribal disse...

Massa! Gostei muito do pimeiro post!

"...as ainda muitos acham que uma das ferramentas que usamos, softwares, são capazes de fazer tudo sózinhas..."



Abs!!!

Maria A.Carvalho disse...

Design não é caro. Nunca foi. Caro é moda, melhor, modinha. É bonitinho? Dá para vender por quanto?
Exemplos de sucesso? Há muitos: as pirâmides do Egito. Puro design. A linha de produtos Active Kitchen By Noa da WMF. O fusca.
Destes exemplos, conhecem algum cliente arrependido com o preço?
Os clientes em potencial que continuam achando que é caro é porque não entenderam a abrangência do projeto. Ainda estão pensando apenas no objeto e não no seu potencial de venda.
Cabe a nós fazê-los entender. Fácil não é, mas não vamos desistir. É nossa missão.

Úrsula disse...

Design não é caro, é só contratar alguns estagiários da área que eles dão conta do recado! ;))))

Wilton Argôlo disse...

Durante muitos anos após a revolução industrial a primazia dentro da insdústria era PRODUZIR, em série, sem qualquer diferencial, para depois vender e lucrar.Foi assim que grandes impérios foram erguidos. Com o tempo percebeu-se que isso não era mais suficiente, era necessário, além de produzir muito, QUALIDADE de produto. Mas com o tempo qualidade já era algo comum, todos já produziam assim, chegou a vez de se preocupar não mais com a produção em larga escala, mas com os produtos diferenciados, a CUSTOMIZAÇÃO, para aqueles clientes específicos e mais exigentes. Mas enfim chegou-se a época que só diferenciar não era bastante, algo precisava ajudar as empresas a chegar ao seu fiel público, o MARKETING, que começou a estudar o perfil do consumidor e entendê-lo. Mas hoje amigos...hoje as empresas já têm tudo isso, qual será então o próximo passo para garantir os lucros? Sem dúvida ele já chegou, é o DESIGN. Não há mais como diferenciar produtos senão pelo design, pela sua ergonomia, funcionalidade, adaptação e beleza. Enfim, como dizer que Design é caro, se esse será o grande diferencial para dar lucro às empresas nos próximos anos?? Abç a todos

Wilton Argôlo
Aluno de Design de interiores
FACS

Luiz S. Folgueira disse...

Isso mesmo, Anderson, esqueceram que a interface entre teclado e cadeira é tudo...

Luiz S. Folgueira disse...

Úrsula,

Sim, estagiários são de grande ajuda... agradeço todos os dias...rs.

Luiz S. Folgueira disse...

Wilton,

O design é tão simples que dói.
Mensurar o intangível (criação) é algo muito complicado para a maioria das pessoas. Investir em conhecimento, investir em educação e nas melhorias internas tanto da empresa quanto do empresário é um parto.
Há expemplos infindáveis do design como caso de sucesso e de salvar empresas.

Anônimo disse...

Luiz
Segundo o babilon,design significa:
plano; desenho, esboço;propósito, objetivo
ou então: projetar, desenhar;
planejar, engajar-se em,
bolar.
Como pode alguém querer ser designer sem saber o básico que é o desenho à mão?
Antonio Timbó